barra_feder.jpg
 
 

Designação do projeto

MARATHON PHASE 1 WORLDWIDE - Tecnologias de adaptação

Código do projeto

NORTE-02-0752-FEDER-034740

Objetivo Principal

REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ADTECHNOLOGIES, LDA

Data de aprovação

22-03-2018

Data de inicio

01-09-2017

Data de conclusão

31-08-2019

Custo total elegível

267.444,10

Apoio financeiro da União Europeia

120.349,85

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

OBJETIVOS

Na atividade que aqui direcionamos para a comercialização de uma tecnologia de adaptação para pessoas com limitações de qualquer tipo, que permite a avaliação da adaptação do encaixe do membro amputado, denominada Marathon, existem vários fatores críticos a considerar, por isso existem cinco grandes áreas de competitividade críticas neste negócio:

1 - Qualidade/sofisticação dos produtos finais e capacidade de resposta ao mercado;

2 - Construir a imagem e notoriedade de marca e perceção de valor;

3 - Contratação de colaboradores (multilingues que dominem as ferramentas digitais);

4 – Melhoria contínua do produto no sentido da sua otimização;

5 - Parcerias com Centros de Próteses.

O grande pilar da ADAPTTECH tem sido, a investigação e desenvolvimento de produtos diferenciados e dirigidos a um segmento específico, os amputados, tendo por objetivo tornar-se uma referência para um cliente mais exigente, através de um produto que colmate as lacunas atualmente existentes.

ATIVIDADES

O sistema Marathon permite a realização de um diagnóstico mais preciso, a avaliação da adaptação do encaixe ao membro amputado, identificando e localizando as zonas problemáticas, e permite fornecer sugestões de modificações ao encaixe da prótese, de forma a aliviar as zonas mais críticas.

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

O aumento da competitividade do tecido empresarial e a criação de novas competências são duas vertentes inseparáveis numa estratégia de reforço da competitividade da economia portuguesa, implicando a introdução de novos processos de produção e de novos modelos de organização empresarial.

No caso concreto da ADAPTTECH, a sua competitividade está sujeita a duas condições: competências específicas adquiridas na área biomédica no desenvolvimento de produtos tecnologicamente evoluídos aplicados a amputados, e custos do produto compatíveis com as solicitações do mercado.

Efeitos imediatos desta situação são o aumento/consolidação da sua capacidade de penetração no mercado internacional, pela oferta de um conjunto de produtos de maior qualidade.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

O mercado prioritário do projeto é essencialmente o mercado externo, com enfoque para a Europa e o mercado Norte Americano (o qual pela sua dimensão é fortemente atrativo) não descurando o mercado japonês. 

Considera-se que a estratégia da empresa é adequada, tendo em consideração os resultados alcançados desde a sua fundação. A empresa tem vindo de forma sistemática a apostar na contratação de recursos humanos cada vez mais qualificados, nomeadamente na área operacional e comercial, como veículo de incremento do produto de forma a tornar este mais competitivo e inovador.

Designação do projeto

ADAPTTECH SOLUTIONS - Aposta na Qualificação

Código do projeto

NORTE-02-0853-FEDER-034748

Objetivo Principal

REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ADTECHNOLOGIES, LDA

Data de aprovação

12-03-2018

Data de inicio

01-05-2018

Data de conclusão

29-04-2020

Custo total elegível

45.100,00

Apoio financeiro da União Europeia

20.295,00

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

OBJETIVOS

O Presente projeto visa ações de qualificação em domínios imateriais, com o objetivo de promover a competitividade da empresa com capacidade global. Para tal, o espírito empresarial dos seus colaboradores contribui para a modernização e crescimento da economia, promovendo uma geração de empresários com atividades de alto valor acrescentado e dirigidas ao mercado internacional. E é neste âmbito que a empresa pretende investir nos seus recursos, bem como a nível de gestão, através da promoção de espírito empreendedor e do empreendedorismo assente na melhoria das competências, apostando na valorização dos recursos humanos, estabelecendo uma relação holística entre Empreendedorismo e Inovação.

ATIVIDADES

O objetivo do projeto de Qualificação é o de dotar o sistema Marathon em domínios imateriais com o objetivo de promover a competitividade da empresa e sua capacidade de resposta no mercado global por via de um projeto de internacionalização estruturado.

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

Este projeto destina-se a potenciar o desenvolvimento da Adapttech e das tecnologias por si desenvolvidas, incidindo o investimento em fatores dinâmicos de competitividade considerados fulcrais ao crescimento do negócio.

Assim, para cada tipologia estão previstos investimentos estratégicos que serão justificados a propósito das ações a implementar:

- Inovação Organizacional e Gestão: Implementação de novos métodos ou filosofias de organização do trabalho e reforço das capacidades de gestão.

- Economia Digital e TIC: Adequação de modelos de negócio que permitam a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores através da utilização das TIC.

- Desenvol. e Eng de Produtos: Melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos, processos e serviços consubstanciada no reforço das capacidades “laboratoriais” pela aquisição de metodologias inovadoras de trabalho e certificações.

- Design: por introdução de ferramentas específicas.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

A empresa promotora pretende combinar as vantagens competitivas e as comparativas, com aquelas para as quais tem potencial de crescimento. Essas prioridades possuem características transversais, que exploram as aplicações de tecnologias às atividades económicas, nomeadamente as atividades que potenciam múltiplos setores, explorando sinergias entres os mesmos que utilizam as mesmas bases tecnológicas, ou de componentes, ou de organização, maximizando a exploração da cadeia de valor.

Faz parte da estratégia atual e futura, posicionar-se no mercado como uma empresa que agrega valor e é uma mais-valia para os seus clientes. O posicionamento da empresa passa pela atuação no segmento de mercado médio e alto, diferenciando-se pela relação qualidade-preço nos serviços prestados, bem como pelo elevado know-how das suas soluções, resultante da boa capacidade de preparação para os desafios propostos.

Num mercado cada vez mais competitivo, a empresa opta por uma estratégia de diferenciação para manter-se a frente de seus concorrentes. Essa estratégia abrange produtos, serviços, pessoas e imagem e, cada uma possui as suas particularidades. A empresa destaca-se pela diferenciação dos seus produtos através de características que complementam a sua função, potencial de superação em relação aos produtos concorrentes, tornando-se produtos diferenciados no mercado.

Designação do projeto

Adapttech Evolution V2k18 

Código do projeto

NORTE-01-0247-FEDER-038206

Objetivo principal

REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME

Região de intervenção

NORTE

Entidade beneficiária

ADTECHNOLOGIES, LDA

Data de aprovação

22-03-2018

Data de inicio

19-02-2018

Data de conclusão

19-02-2020

Custo total elegível

772.043,75

Apoio financeiro da União Europeia

584.835,43

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

OBJETIVOS

O sistema ADAPTTECH permite a realização de um diagnóstico mais preciso, a avaliação da adaptação prótese ao amputado, identificando e localizando as zonas problemáticas, e permite fornecer sugestões de modificações ao encaixe da prótese, de forma a aliviar as zonas com mais pressão ou com inflamação, e correções ao alinhamento e à postura do amputado. A solução proposta pelo sistema ADAPTTECH tem por objetivo de colmatar uma lacuna no mercado, a falta de adaptação verificada entre os as próteses e os amputados, levando a um grande número de substituições e rejeições de próteses.

ATIVIDADES

O sistema ADAPTTECH permite a realização de um diagnóstico mais preciso, a avaliação da adaptação do encaixe ao membro amputado, identificando e localizando as zonas problemáticas, e permite fornecer sugestões de modificações ao encaixe da prótese, de forma a aliviar as zonas mais críticas.

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

O projeto foi concebido para ser desenvolvido ao longo dos 24 meses de realização. Este planeamento justifica-se pela necessidade de alinhar a execução do projeto com uma boa prática em gestão de projetos, que se trata de não estender atividades de investigação por períodos superiores a 12 meses, e assegurando entregas parciais intermédias. Desta forma, garante-se que a equipa se mantém focada uma vez que os objetivos são tangíveis, o que por sua vez permite efetuar um controlo de progresso mais assertivo. Assim sendo e mantendo a coerência de projeto, a lógica do desenvolvimento dividiu-se o projeto em fases, com vista a atingir os objetivos propostos.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

A Adapttech foi criada com o objetivo de desenvolver tecnologias de adaptação, ou seja, de focar as suas atividades no desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com qualquer tipo de limitações físicas. Para isso a Adapttech irá recorrer sempre às tecnologias mais inovadoras, pretendendo tornar-se referência mundial em inovação, design e qualidade nos dispositivos biomédicos. O recurso a às tecnologias móveis cada vez mais presentes na vida de todos os indivíduos e a tecnologias vestíveis, bem como a técnicas de análise de vídeo e de imagem, permitem o desenvolvimento de produtos de grande qualidade, minimamente invasivos e capazes de funcionar em contexto real sem afetar o dia-a-dia do seu utilizador.

Esta é uma estratégia que a Adapttech pretende manter nos próximos anos, o desenvolvimento de tecnologias de adaptação, sempre tendo como foco principal o seu utilizador final e a criação de produtos de elevada qualidade. As principais áreas de investigação serão pertencentes à área das tecnologias biomédicas, tais como: tecnologias vestíveis, soluções mobile, modelação 3D, visão por computador, análise de imagem, tracking de movimento, entre outras. Para conseguir levar a cabo uma estratégia de inovação constante tendo sempre presentes as últimas tecnologias de áreas diversas, é necessário ter uma boa equipa (recursos humanos) e os últimos equipamentos (ferramentas de desenvolvimento). Ao nível dos recursos humanos é fundamental poder contar com uma equipa multidisciplinar, com elementos de diferentes áreas e com conhecimentos complementares, mas também com diferentes backgrounds, contando com elementos com experiência em diferentes áreas que contribuam para a criação de uma estratégia e plano de desenvolvimento, e que consigam implementar soluções tecnológicas diferentes de forma estável rapidamente, mas também elementos recém-licenciados ou com pouca experiência no mercado, que estejam mais atualizados e familiarizados com as últimas tecnologias. 

Esta estratégia, recorrendo à criação de novas tecnologias e à combinação das tecnologias mais inovadoras presentes no mercado, pretende resultar na criação de procutos únicos e disruptivos, passíveis de ser protegidos através de estratégias de propriedade intelectual, e podendo levar à criação de novos espaços em mercados com falta de soluções tecnológicas.

A estratégia de desenvolvimento apresentada está alinhada com a estratégia de desenvolvimento de negócio da empresa, que pretende ter um desenvolvimento de produtos focados nos seus clientes e nas suas necessidades, recorrendo para isso às melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado, para entregar os melhores resultados possíveis, e criar assim uma imagem de referência na indústria biomédica.